sábado, 13 julho 2019 13:36

Simulacro Tsunami | Se ouvir o alarme saiba como agir

Sabe o que fazer em caso de alerta de Tsunami? Cascais avança, a partir de dia 15 de julho, com a sensibilização da população em geral.
 
Às 11h00, se ouvir uma sirene, saiba que é o alerta de tsunami e aproveite para decorar quais os caminhos a seguir para se colocar em segurança.

A informação já está na rua há várias semanas e foi colocada no âmbito de um simulacro para testar capacidades de resposta.

Agora, a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Proteção Civil querem que os cidadãos se defendam de uma forma mais eficaz.

Em vez de passarem indiferentes aos novos sinais – placas mais altas que indicam quais os caminhos a tomar para se deslocar para ruas em planos mais elevados – os cidadãos vão passar a ouvir um sinal sonoro do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami.

O som vai ecoar no litoral de Cascais no dia 15 de cada mês, sempre às 11h00.

A ideia é que o sinal seja reconhecido como rotina e, em caso de emergência todos saibam o que fazer.

Para além disso, a Câmara Municipal de Cascais lança neste mesmo dia 15 o desafio aos cidadãos para preencherem um inquérito (ver aqui) que possa contribuir para melhorar a forma pedagógica de interiorizar um comportamento que pode salvar muitas vidas. 

Sobre Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami | Integrado no conjunto de ações a realizar no concelho prevista no Plano Municipal de Proteção Civil recentemente aprovado, o Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami foi testado pela primeira vez em Cascais no passado dia 31 de maio, no âmbito do Exercício Europeu de Proteção Civil, designado CASCADE'19.

Deixe um comentário

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.

Risco de Incêndio